São Cipriano
O Mago dos Magos, o
santo de Deus
Tascius Caecilius Cyprianus, nasceu
na cidade de Antioquia.
Antioquia era uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Orontes,
na Turquia. Foi nesta cidade que, quando o Cristianismo era apenas uma pequena
seitareligiosa, Paulo pregou o seu primeiro sermão numa
Sinagoga, e foi também aqui que os seguidores de Jesus foram chamados de
Cristãos pela primeira vez.
Historicamente,
há quem defenda que São Cipriano Bispo de Cartago, ( Cartago, o coração do
grande império fenício que existiu no Norte de Africa e que rivalizou com o
império romano pelo controlo do mediterrâneo) e são Cipriano de Antioquia,( de
cognome «o feiticeiro», ou «o mago dos magos»), nascido na cidade que existiu
na zona entre Turquia e Síria, e que era chama «a mais bela cidade do oriente»,
são figuras históricas totalmente distintas. Ao contrario, muitas outras
fontes afirmam que São Cipriano o Bispo de Cartago, e São Cipriano «o
Feiticeiro», se tratam da mesma figura histórica, sendo que por motivos de
ocultação da vida pecaminosa de São Cipriano antes da sua conversão, se
procurou criar a ideia que o São Cipriano santificado era uma figura totalmente
distinta do São Cipriano o bruxo, assim retirando de São Cipriano o Bispo e o
Santo, a pesada macula de todos os seus anteriores pecados. São teses
históricas, umas mais defensáveis que outras, mas que de qualquer das formas
são unânimes em confirmar a existência de São Cipriano. Cremos pessoalmente,
que tal como afirmam as mais ilustres obras que versam sobre São Cipriano, que
Cipriano o Bispo de Cartago, e Cipriano o Bruxo, são a mesma pessoa.
Quanto a São
Cipriano de Antioquia, o bruxo e santo:

Foi neste ambiente religioso e cultural que Cipriano nasceu, havendo sido
admitido num dos templos sagrados da cidade para realizar os seus estudos
sacerdotais e místicos.
Filho de Edeso, ( pai), e Cledónia , ( mãe), Cipriano nutria uma verdadeira vocação e
gosto pelos estudos místicos e religiosos. Assim, Cipriano dedicou a sua vida
ao estudo das ciências ocultas, sendo que ficou conhecido pelo epíteto de o
«feiticeiro». Cipriano alcançou grande fama e o seu nome foi reconhecido
enquanto um poderoso feiticeiro, capaz de grandes prodígios.
Cipriano nasceu em
250 d.C. Era descendente de uma prospera
família e filho de pais abastados e crentes das divindades
pagas , que cedo o entregaram ao sacerdócio de Deuses.
Cipriano entrou assim em contacto com as
ciências ocultas, e aprofundou afincadamente os seus estudos de feitiçaria,
rituais sacrificiais e invocações de espíritos, astrologia, numerologia, etc.
Cipriano é por isso conhecido pelo «mago
da fenícia», ou o grande mago «fenício», pois que é nas artes da magia fenícia
que Cipriano é instruído, e são essas artes de magia fenícia que são
ministradas a Cipriano, ou seja, Cipriano fica desde jovem conhecedor dos
segredos do culto aos Deuses fenícios conforme eles eram ministrados nos
templos pagãos da Fenícia, templos esses a quem até Salomão havia prestado
culto e aprendido com os seus segredos ocultos.

A sede de
conhecimento místico de Cipriano era insaciável, e por isso contam-se historias
lendárias de como ainda sendo bruxo, Cipriano – não hesitando em fazer o que
quer que fosse para aprender segredos místicos – Cipriano fez-se passar por
clérigo para obter conseguir obter segredos mágicos de fieis tementes a Deus,
numa sede imparável por saber oculto que não se refreava diante de nada para
aprofundar o saber místico.
Cipriano é
conhecido no seu tempo como o «mago da fenícia», ou «o grande mago fenício». O império fenício era um
império essencialmente de natureza marítima e comercial, sendo que os fenícios
eram os maiores e mais prósperos comerciantes do seu tempo. O império fenício
expandiu-se em rotas comerciais que vão desde a antiga Canaã – nas zonas litorais
do Líbano, Síria e norte de Israel – mais para norte – até Chipre e Turquia – e
mais a sul por toda a costa mediterrânica, passando pelo litoral Egípcio, por
Cartago, pela Itália, pela Grécia, por Marrocos, estendendo-se até á península
hibérnica. O alfabeto fonético fenício é considerado o ancestral de todos os
alfabetos modernos, assim se demonstrando o grau de elevação cultural deste
povo. A civilização fenícia – tal como a Canaanita – era conhecedora
de grande e profundos conhecimentos esotéricos, religiosos e místicos, sendo as
mais conhecidas das suas cidades aquelas mencionadas na Bíblia, ou seja: Tiro,
Sídon e Biblos. Os deuses fenícios foram adorados também pelo rei hebraico
Salomão, que se diz ter ficado – tal como Cipriano – detentor dos seus
segredos, e assim ter sido o mais próspero rei do seu tempo. Serve isto para
explicar o meio histórico e religioso em que Cipriano viveu, e que lhe permitiu
ter acesso aos grandes segredos místicos dos Fenícios, dos seus deuses e das
suas práticas esotéricas e religiosas.
Por volta dos seus 30 anos, Cipriano
encontra-se estabelecido na Babilónia, onde encontra a bruxa Èvora.
Estudando com ela, Cipriano desenvolve as
artes da bruxaria segundo as tradições místicas dos Caldeus.
Após o falecimento da Bruxa Évora, Cipriano
herda os manuscritos esotéricos da Bruxa Évora, dos quais extrai muita da sua
sabedoria oculta.
Ao fim de algum tempo, Cipriano já domina
as artes das ciências de magia negra, contactando demónios.
Diz-se que se tornou amigo íntimo de Lúcifer
e Satanás, para os quais conseguia angariar a perdição de muitas belas e jovens
mulheres, o que muito agradava aos diabos, que em troca lhe concediam grandes
poderes sobrenaturais.
Com os poderes infernais que lhe advinham
que dialogar directamente com os demónio e pedir-lhes a concretização de
favores, Cipriano construiu uma carreira de bruxo com grande fama, produzindo grandes feitos, o que lhe valeu uma imprecedível reputação de grande feiticeiro ou
mago.
Muitas pessoas de todos os quadrantes
geográficos procuravam os seus serviços místicos e os seus ganhos financeiros
eram assinaláveis. São Cipriano viveu assim uma vida de
bruxarias e riquezas, sendo que dizem certas lendas que São Cipriano foi dono
de um fabuloso tesouro, onde se encontravam tanto os seus manuscritos secretos
sobre assuntos místicos e bruxaria, como uma fortuna financeira incalculável,
adquirida através do exercício das suas artes esotéricas.

O rapaz estava ardentemente apaixonado por uma belíssima donzela
Cristã de nome Justina.
Aglaide tinha encontrado o consentimento dos pais
de Justina quanto a um casamento com ela, contudo a donzela professava uma
forte fé cristã e desejava manter a sua pureza, oferecendo a sua virgindade a
Deus. Por esse motivo, Justina recusou-se casar.
Desgostoso mas com forte determinação em possuir Justine,
Adelaide encomendou os serviços de Cipriano, o «mago dos magos», grande
estudioso e sabedor dos conhecimentos do oculto.
Cipriano usou de toda a extensão da sua bruxaria para fazer Justine cair nas tentações carnais, levando-a
a abrir-se e oferecer-se a Aglaide, ao
passo que renunciando á sua fé Cristã.
Cipriano fez uso de diversos trabalhos malignos, e contudo
nenhum deles surtiu qualquer efeito.
Para espanto de Cipriano, todo o batalhão de feitiços que usava
era repelido pela jovem rapariga apenas através do sinal da cruz e das suas
orações
Acostumado a fazer belas moças cair na tentação da carne e assim
a leva-las a entrar pelos caminhos da luxúria, conquistando-as para si mesmo, ( a favor do diabo, a quem com a perversão
lhes vendia as almas ), ou para as abrir a quem lhe encomendava os serviços de
feitiçaria, Cipriano não consegue entender o que se estava a passar.
Ele encontrou muitas dificuldades, sendo que pediu ao demónio
que perseguisse a jovem e bela Justina, ora lançando-lhe forte tentação e
inflamando-a se desejo carnal, ora atormentando-a com visões e aparições, ora
tentando-a vergar com todo um ardil diabólico, que ia de doenças, a todo o tipo
de enfermidade. Noite após noite, a pedido de Cipriano, o demónio visitava a jovem Justina com a sua infernal
quantidade de seduções e castigos. Nada resultou.
Cipriano desiludiu-se profundamente com as suas artes místicas
que ate então tinham funcionado tão forte e infalivelmente, para agora se verem
derrotadas por uma mera donzela com fé em Deus e em Cristo.
Aconselhado por
Eusébio, ( um amigo seu), e observando o poder da fé
de Justine,
Cipriano concerteu-se ao Cristianismo.
Assim fazendo-o, o feiticeiro destruiu
grande parte das suas obras esotéricas e tratados de magia negra,
assim como ofereceu e distribuiu todos os seus bens
materiais e riquezas aos pobres.
Depois de se converter, Cipriano ainda
foi fortemente atormentado por espíritos de bruxas que o perseguiam, mas teve
fé e assim afastou de si tais aparições que apenas o pretendiam reconduzir aos
caminhos da feitiçaria.
Cipriano viveu uma vida de castidade e
virtude, vindo a ser ordenado sacerdote, e mais tarde alcançado a posição de
Bispo de Cartagena.
A fama de Cipriano era contudo grande e
as notícias da sua conversão ao cristianismo chegaram á corte do Imperador
Diocleciano que á data tinha fixado residência na Nicomédia.
Cipriano e Justina foram perseguidos, aprisionados e lavados ao imperador,
diante do qual foram forçados a negar a sua fé. Naquele tempo, muitas das
perseguições contra os cristãos visavam fazer os fiéis abjurar, ou
seja, renunciar á fé em Cristo. A esses cristãos, cuja a vida era
poupada, chamavam-se: lapsi
Consta que Justina e Cipriano, foram por isso violentamente
torturados, na tentativa de os levar á «abjuração».
Justina foi despida e chicoteada, ao passo que Cipriano foi martirizado com
um açoite de pentes de ferro.
Mesmo com a carne arrancada do corpo a cada flagelação do chicote com
dentes de ferro, Cipriano não renegou a sua fé, e Justina manteve-se
sofredoramente fiel a Deus.
Conta a lenda, que outros grandes tormentos foram infligidos a Cipriano e
Justina, sendo que ambos saíram ilesos, por obra de um milagre de Deus.
Perante a recusa de Cipriano e Justina em renunciar á sua fé, e enraivecido
perante o milagre que teimava em salvar Cipriano e Justina das torturas, o
imperador ordenou a sua condenação á morte.
Cipriano e Justina foram decapitados a 26 de Setembro de 304 d.C,
juntamente com um outro mártir de nome Teotiso. Aceitaram a sua execução
com grande fé e serenidade, tendo falecido com coragem e dignidade.
Os seus corpos nem sequer foram sepultados, e ficaram expostos por 6 dias.
Um grupo de cristãos comovidos pela barbaridade, recolheu-os.
Mais tarde, o imperador Cristão Constantino, (272 – 337 d.C. ), ouviu falar
de São Cipriano.
O imperador Constatino foi o primeiro imperador Romano a
confirmar o cristianismo como religião oficial. Diz a lenda que na noite antes
de uma batalha decisiva ás portas de Roma, o imperador sonhou com uma
cruz e ouviu uma voz que lhe disse:«sob este símbolo vencerás».
Constantino interpretou o sonho como uma mensagem de Deus, e de facto
venceu a batalha e conquistou o mais alto cargo de poder do império romano. Governou
o império ate morrer.
Foi Constantino que convocou o concilio de Niceia, onde se fixou a data da
Páscoa crista, assim como se decidiu sobre a natureza divina de Jesus. Foi
também Constantino que através do Èdito de Constantino, fixou o
domingo como dia de descanso cristão, o correspondente ao Sabbath judaico.
Constantino ordenou que os restos mortais de Cipriano fossem sepultados na
Basílica de São João Latrão, localizada na praça com o mesmo nome em Roma,
que é a catedral do Bispo de Roma, ou seja: o papa. A basílica de São João
de Latrão, (Archibasilica Sanctissimi Salvatoris), é a
«mãe» de todas as igrejas, aquela na qual o Santo Padre exerce o seu mais alto
oficio divino.
A Basílica de São João de Latrão encontra-se localizada na
praça de mesmo nome em Roma e é a Catedral do Bispo de Roma: o Papa. O seu nome
oficial é «Arquibasílica do Santíssimo Salvador», e é
considerada a "mãe” de todas as igrejas do mundo.
Foi na «Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput», (
mãe e cabeça de todas as igrejas do mundo), que São Cipriano, o santo e
mártir, encontrou o seu eterno repouso.
Muitos dizem:
Na verdade
Cipriano apenas se converteu a Deus para se livrar do falhanço das suas artes
no caso de Justina. A esses respondemos: é verdade que as suas artes falharam com
Justina, e que isso muito desiludiu o santo. E porem: as artes do santo
falharam com Justina porque ela era uma santa destinada á santidade – conforme
o acabou sendo – mas resultaram com Clotilde, com Adelaide , com
Elvira, e com tantas outras centenas de casos historicamente documentados.
Então:
o santo
não se entregou aos caminhos de Deus por hipocrisia, mas sim por ter entendido
que Deus é o Senhor de todas as obras do espirito, e por isso Cipriano entendeu
que com Deus todas as artes e caminhos do espirito são possíveis, e porem sem
Deus não há nada que neste mundo possa vencer nem prevalecer.
Por isso se afirma:
Todo percurso de São Cipriano é um verdadeiro hino á vida humana no maior
esplendor da sua existência, assim como toda a vida de são Cipriano é uma vida
inteiramente dedicada ás obras do espirito e ao mistério da paixão pelos
caminhos do espirito, e por isso olhai:
do Diabo a Deus, dos anjos aos demónios, da feitiçaria é fé crista, da
magia negra á magia branca, em tudo São Cipriano mergulhou, estudou e viveu.
Do pecado á virtude, da luxúria á santidade, da riqueza á pobreza, do poder
á martirização, se alguém é digno de um percurso existência completo, rico e
enriquecedor, eis que este santo assim o representa.
Controverso e polémico, em São Cipriano a própria noção de evolução
espiritual através da profunda vivência das mais diversas realidades
espirituais, ( do mais profano excesso, á mais sacrificada
ascese), encontra corpo na vida e obra deste feiticeiro e mártir.
Outras figuras houveram como ele ao longo da história:
Maria Madalena amava profundamente a luxúria e era prostituta, uma mulher
totalmente entregue ao prazer da carne, da vaidade e da luxúria, e que mais
tarde viria a ser Santa; Paulo perseguia a matava homens e mulheres inocentes
apenas por serem cristãos. Era um sanguinário predador de homens, um assassino
que assistiu á morte de São Estêvão, (o primeiro mártir), e que perseguiu e
matou cristãos na estrada que conduzia a Damasco, e que depois ascendeu a
Santo; Maria Egípcia, viveu na Alexandria, ( Egipto), onde se tornou
prostituta. Não vendia o corpo pensando em dinheiro, mas apenas pelo vício do
prazer. A quem lhe queria pagar, ela recusava o dinheiro e dizia que se
prostituía apenas para ter quantos homens fosse possível, fazendo de graça o
que lhe dava prazer. Também ela se tornou Santa Maria do Egipto, a ermitã.
A história está repleta de santos que foram pecadores, e de grandes
pecadores que se tornaram santos.
São Cipriano é também um desses exemplos da natureza humana em toda a sua
complexa extensão:
- de pecador dedicado á feitiçaria, considerado o «mago dos
magos», apelidado como o «discípulo preferido do Diabo», conquistando pela
bruxaria belas mulheres para as entregar ás mãos do Diabo e da luxúria, e
construindo fortuna com fundamento na pratica do ocultismo, chegou a santo na
mais devota e redentora assunção do termo.
Muito mais
que apenas um feiticeiro, ou apenas um santo: é um símbolo da mais íntima
natureza humana, na sua ampla dualidade. São Cipriano, foi bruxo de grande
poder, bispo de grande sabedoria e santo de grande nobreza. Por tudo
isso, ( e tal como Maria Madalena, que foi pecadora e encontrou a luz
em Cristo), São Cipriano foi um exemplo que redenção e salvação. Os seus
saberes contudo, abrem as portas á magia negra mais poderosa, ou á magia branca
mais celestial. Cabe a cada um de nós, usar os saberes de São
Cipriano em consciência, e de acordo com as nossas escolhas.
São Cipriano
ficou famoso tanto pela sua vida de escândalos e luxúria, como pela pratica da
mais poderosa bruxaria, ( que aprendeu tanto nos templos das Deusas
da fertilidade, como com a famosa Bruxa Évora), como pelos muitos milagres que
fez depois de se converter ao cristianismo, ( o que o levou a ser um dos mais
bem sucedidos evangelizadores do seu tempo), e por ultimo pela sua morte como
mártir em nome da Fé.
Contam as
lendas que São Cipriano, através dos conhecimentos obtidos com a
bruxa Évora, terá feito um pacto com um demónio. Por causa
desse pacto, São Cipriano ter-se-ia entregue a uma vida de
luxúria e pecado, por forma a satisfazer o demónio, entregando belas mulheres á
perdição e perversão das seduções carnais. Desse pacto demoníaco celebrado por
São Cipriano, conta-se que lhe advieram os extensos poderes mágicos com os
quais o bruxo realizou incontáveis trabalhos místicos, que lhe renderam uma
fama sem precedentes.
Dizem algumas
fontes, que os manuscritos de São Cipriano ainda existentes, (que podem ser
usados tanto para o bem, como para o mal), encontram-se conservados na
Biblioteca do Vaticano, e que os livros que presentemente existem no mercado
são excertos retirados dessas obras originais.
Nos saberes de
São Cipriano, é claro de embora Cipriano haja renunciado á prática das artes da
feitiçaria, ele por vezes podia ensina-la a quem se encontrava em perigo ou
tormentos, a fim de auxiliar essa pessoa, se assim fazendo-o então o santo
conquistasse mais uma alma para a salvação da cristandade, o que apenas atesta
que magia usada para operar em Deus e a bem da salvação de uma alma cristã, é
uma coisa boa e virtuosa.
Seja como for,
São Cipriano é um Santo e Bruxo milagreiro, cujas as graças já
favoreceram milhares de sofredores por todo o mundo, em todo o tipo de
situações mais desesperadas. O dia de São Cipriano é celebrado a 2 de Outubro,
sendo que na última noite desse mesmo mês, a 31 Outubro( para 1 Novembro, a noite mais longa do ano), é
celebrado o dia dos mortos, ou o dia das bruxas. O mês 9 de todos os
anos, é um mês de profunda tradição na bruxaria.
E sobre são
Cipriano, eis que muitos por isso perguntam:
Deve-se
venerar a são Cipriano «antes» ou «depois» da sua conversão?
Responde-se:
Deve-se olhar
a são Cipriano no seu «todo», ou seja, deve-se olhar para «todo» o homem e para
«toda» a vida do santo, pois que da mesma forma que não
é possível partirum homem ao meio, então também não é possível
conhecer ao santo dividindo-o em dois.
E por isso:
Como se
poderá alguma vez compreender a mensagem e o ensinamento do santo, se não se
olhar a «toda» a sua vida, e a «toda» a sua vivencia?
Acaso será
possível ter vinho negando as uvas? Ou acaso será possível fazer o pão
desprezando ao grão da farinha? Como podereis edificar uma grande casa sem o
pequenotijolo?, pois acaso não é necessário um para construir ao outro?
E então: como
podereis entender á vida de um santo se não olhardes a «toda» a
sua vida?, e como podereis compreender á mensagem de um santo se não
observardes «toda» a sua vivencia?, da mesma forma que como podereis entender
um livro se apenas lerdes metade dele, e deitardes fora a outra metade do
livro?
E na verdade:
como poderia são Cipriano verdadeiramente ter compreendido que no mundo do
espírito não há Senhor acima de Deus, se o santo não se aprofundasse nas mais
obscuras e ocultas vivencias místicas?, de forma a em certo momento
entender que até o Diabo, ( ele assim o confessou a são Cipriano), é um anjo
submetido ao poder de Deus?, e que nem o poder do maior anjo ou do maior
demónio conseguem vencer ao poder de Deus?, e que todas as coisas estão
submissas e submetidas a Deus?, e que nada sucederá neste mundo se Deus não o
permitir?, pois que o poder de Deus suplanta e supera todos os demais poderes?
E por isso:
toda a vida do santo deve ser olhada, pois que o santo nem
negou ás coisas do espírito, nem negou ás coisas da santidade; E o
santo não negou nem ás coisas místicas, nem negou ás coisas de Deus;
E antes porem, o santo tudo isso viveu, e tudo isso vivenciou, para deixar ao
mundo um legado e uma mensagem de fé, e essa mensagem foi tal conforme já nas
escrituras é anunciado, onde assim está escrito:
o SENHOR
DOS ESPIRITOS (…) se manifestou
2 Macabeus
3,24
Pois então:
Deus é
«Senhor dos espíritos», e «Deus» é «Senhor» de «todos os espíritos», e «Deus» é
«Senhor» de «todas» as coisas do «mundo do espírito», e por isso no «mundo do
espírito» nada dará fruto se Deus não quiser, e com Deus tudo dará fruto.
E no fundo,
era esta uma das mensagens de são Cipriano, pois que ele que tantos
prodígios conseguiu alcançar com as suas magias, porem acabou concluindo
que as suas mais poderosas magias apenas davam fruto quando Deus permitia, e
porem quando Deus não permitia então não havia fruto possível.
E por isso,
eis que assim são Cipriano acabou observando na sua obra:
«(…) Disse o demónio - Infelizmente nada possa fazer contra o
Deus todo poderoso (…) que se quiser poderá nos impedir de qualquer movimento»
Obra de S. Cipriano – Pag 22, Capitulo «Nascimento, vida e Morte de
S. Cipriano; Cipriano e Clotilde»
Pois então:
Se não fosse
«toda» a vida do santo, tanto antes como após a sua conversão, então jamais
tamanha «chave» lhe teria sido dada, para que se lhe permitisse verdadeiramente
vislumbrar as leis do mundo do espírito, e assim deixar um legado de sabedoria
inigualável.
E por isso,
assim se pode entender da mensagem de são Cipriano:
«Deus» é
espírito, e «Deus» é o «Senhor» dos espíritos, e por isso todas as «coisas do
espírito» são de «Deus», e todas as coisas do «mundo do espírito» são as coisas
do «reino de Deus»; E por isso, todas as coisas do espírito são boas se vividas
em Deus, e todas as coisas do espírito dão fruto se vividas com Deus, e porem
sem Deus não há prodígios possíveis, e fora de Deus não há maravilhas.
E por isso,
são Cipriano falando das suas artes mágicas e místicas, assim disse na sua
obra:
«(…) havemos de
notar que tudo quanto fazemos é em nome de Jesus Cristo»
Obra de são
Cipriano; Instruções a todos os religiosos, Pag. 36
Ou seja:
assumiu são Cipriano que tudo quanto foi feito na sua obra, (
seja magia branca, ou magia negra, ou encantamento, ou feitiço, ou
conjuração, ou invocação), tudo é feito em Deus, e com Deus; assume por isso
são Cipriano, que a «magia» é coisa do «espírito», e que por isso toda a coisa
da «magia» sendo coisa do «espírito» é coisa do «mundo do espírito», e o «mundo
do espírito» é o «reino de Deus», e por isso não há «magia» que possa dar fruto
fora de «Deus», e com «Deus» toda a «magia» é invencível.
Ou seja,
sobre as artes do espírito, e sobre a magia, e sobre os misticismos, eis que
são Cipriano acabou ensinando tal conforme assim está escrito:
tudo o
que Deus criou é bom, e nada é desprezível se tomado com acção de graças,
porque é santificado pela Palavra de Deus e pela oração
1 Timóteo
4,1;4
Pois então:
todas as coisas do mundo do espírito são boas e nenhuma é desprezível, se elas
foram vividas em Deus, e se praticadas com Deus.
E por isso, a
todos aqueles que acusando o santo por causa das suas sabedorias místicas e do espírito,
então julgam poder dividi-lo em «antes» e «depois» da sua conversão, então a
esses as próprias escrituras lhes respondem como assim está revelado:
todas as
coisas Te servem a Ti
Salmo 119,91
Pois então:
Deus é Senhor
de todas as coisas, e por isso todas as coisas servem a Deus, e por isso todas
as artes do espírito serão desaconselhadas se praticadas fora de Deus, e porem
todas as artes do espírito, ( sejam elas de magias «negras», ou
magias «brancas», ou qual for a sua «cor»), eis que todas as artes do espírito
são boas e virtuosas se praticadas com Deus, e em Deus.
E assim
sendo:
São Cipriano
jamais renegou ás magias e aos portentosos prodígios que delas podem
nascer; porem são Cipriano também não negou a Deus, e
converteu-se, e morreu mártir pela fé em Cristo. E por isso, a lição do santo
foi: as magias existem, e são coisas do espírito, e elas darão bom fruto se
forem operadas na fé em Deus, por Deus, e jamais fora de Deus, pois que fora de
Deus não há maravilhas do espírito.
São Cipriano
veio assim servir um novo e diverso pão de esperança, e o santo veio oferecer
um novo e amplo vinho de espiritualidade, e todo esse novo fruto reside no
ensinamento de são Cipriano, e o ensinamento deve ser olhado no «todo» e não
apenas na «parte».
Nalgumas
doutrinas, são Cipriano é apontado enquanto o santo Padroeiro de magos,
magas, bruxos, bruxas, necromantes, feiticeiras, espíritas, e de todos aqueles
homens de fé que operam nas artes do espírito e do oculto.
Sendo o santo
protector desta classe de homens de fé e ocultistas, são Cipriano assume-se
como o santo protector dessas artes e de seus artificies, sendo que a são
Cipriano se pede protecção e intercedência em todos os empreendimentos místicos
e obras do espírito, procurando sempre que através da intercedência do santo,
todos os processos espirituais sejam bem sucedidos, e porem sempre
norteados pela luz de Deus, pois que como são Cipriano descobriu: com Deus tudo
é possível edificar no espírito, e sem Deus nenhum fruto florescerá no espírito.
Seis breves apontamentos sobre
saberes gerais dos ensinamentos ocultos de S. Cipriano
I
Sobre a natureza da magia, assim
dizem os saberes de S. Cipriano:
«A magia é a arte de submeter as
potências da natureza á vontade humana. Entre essas potências, há as entidades
invisíveis, espíritos, génios, demónios, evocados mediante fórmulas, orações,
encantamentos, talismãs, Pentáculos, filtros, e outros agentes naturais»
Obra de S. Cipriano, pag 222,
Capitulo «A Magia»
II
São 5 os tipos de orações que
São Cipriano ensinou, e servem elas para:
«Para rogar a Deus pelas almas boas;
Para esconjurar os espíritos maus; Para curar moléstias; Para conjurar encantos
(…); Para se fechar uma morada ou um corpo (…)»
Obra de S. Cipriano, Pag. 37,
capitulo «Instruções a todos os religiosos»
III
Sobre a oração, assim dizem os
saberes de S. Cipriano:
«A oração é o meio que o homem tem
para comunicar-se com Deus e com os espíritos»
Obra de S. Cipriano Pag 391
IV
Segundo os saberes de S. Cipriano,
existem conjuros de Magia Negra, para fins de «mandar os espíritos tentar qualquer
pessoa de quem desejamos qualquer coisa». Devem-se ao celebrar tais conjuros,
respeitar cinco regras, e elas são:
«Não pode ir o conjurador com mais
de duas pessoas; não se pode fazer (..) conjuração senão de noite das onze
horas ás duas horas, e em lugares solitários. (…) o conjurador deverá
ir vestido de preto e nenhuns dos cicunstantes deverá levar sinais
sagrados»
Obra de S. Cipriano Pag 332,
Capitulo «Grande Conjuração de Magia Negra»
V
Sobre a bruxaria, sua natureza,
seus poderes e os seus limites, assim dizem os ensinamentos de S. Cipriano:
*
«Os bruxedos, (…) na sua forma mais
pura, é uma tentativa de (…) fazer aparecer espíritos benignos
ou malignos (…)
Obra de S. Cipriano; Pag 41,
Capitulo «Os bruxedos no tempo de São Cipriano»
*
«Cumpridas as instruções de Lúcifer,
Cipriano pode então apossar-se de Elvira, como pretendera»
Obra de S. Cipriano, Pag 20,
Capitulo «Cipriano e Elvira»
*
«(…) Disse o demónio - Infelizmente
nada possa fazer contra o Deus todo poderoso (…) que se quiser poderá nos
impedir de qualquer movimento»
Obra de S. Cipriano – Pag 22,
Capitulo «Nascimento, vida e Morte de S. Cipriano; Cipriano e Clotilde»
*
«O espírito das trevas não teve
outra saída senão explicar francamente a situação (…) O sinal da cruz afastava
qualquer demónio e era justamente aquele sinal que Justina se valia na hora das
tentações e das tribulações»
Obra de S. Cipriano, Pag 28 Capitulo
«Conversão de S. Cipriano»
VI
Dizem o saberes de S. Cipriano que
uma amarração com recurso a magia negra, desperta sobre a sua vitima,
tanto tentações como tribulações, conforme seja necessário para forçar uma
certa criatura a aceitar um fim amoroso que ela não deseja. Desde infortúnios a
tentações carnais, as astúcias demoníacas operam de diversas formas, conforme
se pode ler:
«Aglaide resolveu apelar para
outros recursos, e foi procurar Cipriano, o mago dos magos (…) Atendendo á
solicitação, Cipriano valeu-se de todos os recurso da sua arte magica para
satisfazer o moço enamorado (..) Cipriano fez com que jovem fosse presa de fortes
tentações e ficasse apavorada durante noites com aparições (…)
Foi aquele demónio a casa de Justina, procurando excitar-lhe o espírito e
acender-lhe os desejos da carne(…) Perturbada pela influencia diabólica,
Justina (..) sentia incendiar-se-lhe na carne a chama do desejo (…) a jovem (…)
sentiu ímpetos de buscar amante fosse como fosse (..) o príncipe das trevas(…)
vingou-se desencadeando (..) uma série de doenças de toda a sorte»
Obra de S. Cipriano, Pag.s 27-31,
Capitulo « A Conversão de S. Cipriano»
Através dos seus saberes ocultos, S.
Cipriano conseguiu alcançar grandes prodígios, apossando-se dos amores de
Elvira e permitindo que uma bruxa alcançasse milagroso sucesso nos seus
serviços à filha do conde Everaldo de Saboril.
Contra o seu poderio de artes
magicas, apenas Santa Justina lhe resistiu pois que Deus não permitiu que o seu
feitiço produzisse fruto. Contudo, mesmo assim está escritoque:
«(…) os manuscritos que ele
escrevera e os apontamentos da bruxa Èvora, botou-os no fundo da sua
grande arca, pois, apesar de não terem sido fortes o suficiente contra Deus(…),
os reconhecia de portentoso valor e serviriam futuramente (…) »
Obra e vida de S. Cipriano, extraída
do Flos Sanctorum
S. Cipriano ensina nos seus
escritos, que perante o tamanho poder do feitiço e do encantamento da bruxaria,
apenas a Deus pode impedir o seu resultado, pois o santo assim mesmo o observou
junto de Santa Justina. Há excepção disso, o saber oculto de S. Cipriano é
capaz de abrir portas a um poderosíssimo contacto com os espíritos. Os saberes
ocultos de S. Cipriano são por isso e reconhecidamente, uma inigualável fonte
de ensinamentos místicos, que já operaram prodígios e favorecimentos por todo o
mundo, através de uma das maiores autoridades históricas e espirituais no mundo
esotérico.
O Mago dos Magos, o santo de Deus
Eis os 6 ensinamentos basilares que provem directamente da obra de são
Cipriano, e ei-los:
1º Ensinamento:
sobre a fé.
Sobre a fé, na obra de são Cipriano
podemos ler:
«O espírito mau segredou-lhe ao
ouvido: tens ainda pouca fé no meu poder, e é por isso que não achas as pedras
de que te falei.»
Obra de são Cipriano, «Enguerimanços
de são Cipriano ou prodígios do Diabo», capitulo 4º, pagina 251
Assim se fica sabendo que apenas
tendo fé no espírito, é possível do espírito retirar a sua obra.
2º Ensinamento:
sobre a paciência
Sobre a paciência, na obra de são
Cipriano podemos ler:
«[Implorou Siderol]: perdão,
perdão, Lúcifer (…)
[Respondeu Lúcifer]: não te disse
já, (…), que na minha lei também é preciso ter paciência? »
Obra de são Cipriano,
«Enguerimanços de são Cipriano ou prodígios do Diabo», capitulo 8º, pagina 260
Assim se fica sabendo que se
desejamos entregar os destinos de um assunto ás mãos de um espírito,
então assim o façamos para que o espírito dele se encarregue e por ele
providencie. Porem, se não temos fé e paciência para entregar o destino desse
assunto ás mãos de um espírito, e tendo-lhe entregue o assunto ainda
assim persistimos em tomar o assunto em nossas mãos, então de que serviu
entregar o problema ás mãos do espírito se persistimos ainda assim em tratar
dele pelas nossas mãos? Uma vez entregue um assunto ao espírito, deixai então
que ele trate do problema pelas suas mãos e não pelas nossas, porque das nossas
mãos mortais nada colheremos, e sabendo deixar operar as mãos de um
espírito ele assim vos dará a chave que abre a porta que não se vos abre.
3º Ensinamento:
sobre a sacrifico
Sobre sacrifico, na obra de são
Cipriano podemos ler:
«Para que gozes da minha protecção,
é necessário que faças algum sacrifício»
Enguerimanços de são Cipriano ou
prodígios do Diabo, capitulo 7º, pagina 260
Pois assim sabemos que nenhum
milagre, nem nenhum prodígio, nem nenhuma protecção do espírito cairá do céu
sem algum sacrifício. E porem, esse sacrifício aliado á fé, será então o grão
de areia que fará a montanha mover-se a vosso favor.
4º Ensinamento:
sobre Deus
Sobre Deus, assim está escrito na
obra de são Cipriano:
«(…) Disse o
demónio - Infelizmente nada possa fazer contra o Deus todo poderoso
(…) que se quiser poderá nos impedir de qualquer movimento»
Obra de
S. Cipriano – Pag 22, Capitulo «Nascimento, vida e Morte de S. Cipriano;
Cipriano e Clotilde»
Por isso assim se sabe que aquilo
que Deus aceitar firmar ele firmará, porem aquilo que Deus não aceitar decretar
ele não decretará, e esta é a lei. Assim ensina são Cipriano que quando desejais
a mais forte das magias, lembrai-vos de Balaão e de são Cipriano, e assim não
caia o vosso apelo em orações fúteis e fé mal guiada, mas antes dirigi-vos a um
altar onde os santos de Deus são venerados, pois que apenas através de um santo
de Deus podereis obter permissão para que tanto anjos, (magia branca), como
demónios, (magia negra), actuem em vosso favor, pois que apenas através da
autoridade de Deus se podem tais prodígios firmar, e todo o santo de deus
apenas a Deus clama para abrir caminhos, seja na magia branca, ou na magia
negra.
5º Ensinamento:
sobre a oração
Sobre a oração, assim está escrito
na obra de são Cipriano:
«A oração é o meio que o homem tem
para comunicar-se com Deus e com os espíritos»
Obra de S.
Cipriano Pag 391
Pois assim se sabe que é na oração,
proferida com fé numa casa de oração e num altar dedicado a um santo de Deus
como é são Cipriano, em que muitas orações se juntam clamando em todo o seu
poder, que todos os prodígios são possíveis, e fora da oração e da fé expressas
numa casa de oração e num altar de um santo de Deus, pouco será alcançado pois
que assim são Cipriano ensinou.
6º Ensinamento:
sobre as instruções
Sobre o cumprimento das instruções
de um trabalho espiritual, assim diz a obra de são Cipriano:
«Cumpridas as instruções de Lúcifer,
Cipriano pode então apossar-se de Elvira, como pretendera»
Obra de S. Cipriano, Pag 20,
Capitulo «Cipriano e Elvira»
Pois assim se sabe que apenas
cumprindo com rigor as instruções de um espírito, então será possível colher o
fruto da acção desse espírito. Respeitai a instrução e podereis ter o benefício
do espírito, porem desrespeitai a instruções do espírito e nada vos
será dado, mas apenas tirado.
Em resumo:
Ensinamento geral sobre os saberes de são Cipriano
Sobre os saberes de são Cipriano,
assim diz a obra de são Cipriano:
«(…) os
manuscritos que ele escrevera e os apontamentos da bruxa Èvora, botou-os
no fundo da sua grande arca, pois, apesar de não terem sido fortes o suficiente
contra Deus(…), os reconhecia de portentoso valor»
Obra e vida
de S. Cipriano, extraída do Flos Sanctorum
Eis por isso que são portentosos e
valorosos os saberes de são Cipriano, e se os usais conforme estas 6 regras,
eis que eles vos responderão sem falhas, e sempre conforme estes 6 ensinamentos
aqui revelados por são Cipriano.
Eis 4 breves sabedorias espirituais da obra de são Cipriano:
1- Sobre a magia, sobre o mundo do espírito e sobre Deus, assim está
escrito na obra de são Cipriano:
[respondeu são Cipriano] Amanha, á
nona hora, vai ter comigo ao templo dos cristãos, que te apresentarei ao
presbítero Eugénio, para que te dê as aguas lustrais, e logo te direi
o segredo que torna essa magia infalível (…)
De manha estando [
são Cipriano] na igreja com o presbitério, viu entrar a bruxa
que correu a beijar os pés do sacerdote. Em seguida foi baptizada, e no fim da
cerimónia chamou-a Cipriano e deu-lhe um pergaminho quadrado onde estava
escrita a seguinte oração: «faz 3 vezes o sinal da cruz (…)» (…)
Logo que a feiticeira acabou de rezar a oração (…) o duque vestiu o fato
defumado pela bruxa, prostrou-se aos pés da duquesa a pedir perdão pelas suas
leviandades. No dia seguinte, tirou um olho á amante e desprezou-a
Obra de são Cipriano; forças e poderes
ocultos do ódio e do amor; capitulo 16º; Pag. 311
Ensina são Cipriano na sua obra que
a oração, e o sinal da cruz, ( ou seja: o poder de Deus),
é a chave que faz a magia operar os seus prodígios, e que se alguma magia for
infalível ela apenas o é se o poder de Deus a firmar e sustentar;
E assim, eis que são Cipriano ensina
que essa, ( a fé na oração e Deus), é a chave para Deus
poder aceitar firmar aquilo que é clamado, rogado e pedido numa magia, feitiço,
conjuro ou encantamento, ensinando também que é em Deus que reside o poder de
qualquer prodígio de magia branca ou negra, ou seja, de bênçãos ou maldições.
2- Em assuntos de amor ou de família, assim está revelado na obra de são
Cipriano:
Pelas chagas de Cristo, juro que (…)
se faço isto é pelo muito amor que lhe consagro e para que não tome afeição a
outra mulher
Obra de são Cipriano; forças e
poderes ocultos do ódio e do amor; capitulo 1º
Pois assim se fica sabendo que quem
procura magia branca ou negra em assunto de amor, se o fizer por bem e por
amor, então não está ofendendo a Deus e está apelando ao seu imparável poder.
3- Em assuntos de males malignos que afectam as vidas do sofredor e lhe
trazem apenas contratempos, padecimentos e tribulações, assim está revelado na
obra de são Cipriano:
Os verdadeiros e eficazes remédios
são os de que usa a igreja, e estes são: o sinal da cruz; a invocação dos
santíssimos nomes de Jesus e Maria; os exorcismos; os jejuns; as orações; as
esconjurações; as relíquias de santos; a bênção das casas; aspersões de água
benta
Obra de são Cipriano; Remédios
contra os espíritos; Pag 272
Pois assim se conhecem os
verdadeiros remédios que no altar de são Cipriano são usados para ajudar todo
aquele que vê a sua vida destruída pelo mal e o maligno que brota dos maus
corações
4- Sobre como são Cipriano actua em Cristo e na cristandade, assim está
escrito na obra de são Cipriano:
Socorro-te porque a minha religião
que é a cristã, diz que todos são filhos do mesmo Deus Omnipotente, e que não
se deve perguntar as crenças ao irmão que sofre (…) Sou Cipriano, o antigo
feiticeiro, mas logo que senti a água do baptismo, não posso mais usar da
magia; mas já que é para o bem e alcanço uma alma para a cristandade, dir-te-ei
o modo como se faz essa coisa que em vão tens preparado
Obra de são Cipriano; forças e
poderes ocultos do ódio e do amor; capitulo 16º;pag311
Pois assim se sabe que mesmo já
convertido ao cristianismo, pela cristandade são Cipriano acorreu aos que
procuravam solução na magia e no mundo dos espíritos, ensinando-lhes os mais
poderosos saberes, e porem evangelizando e afirmando sem equívocos que nenhum
prodígio pode ocorrer sem que Deus o permita, e sem que Deus o aceite, pois
apenas Deus tem poder sobre todas as coisas, ate mesmo sobre a magia branca e a
magia negra.
Eis por isso que são Cipriano é
fonte de portentosos saberes, e porem eis que o santo assim o ensinou que sem
Deus, fora de Deus, sem a anuência de Deus, e sem a lei de
deus…. nenhum prodígio ocorre nem sucederá.
Por isso ensina são Cipriano:
Se procurais
auxílio nas magias brancas ou negras, procurai-o num santo de Deus, na
intercedência do santo junto de Deus, e através da anuência de Deus, pois
apenas no Senhor e na sua palavra revelada nas escrituras poderá um encantamento,
feitiço, magia ou intercedência operar os seus fins.
quer um
poderoso trabalho de magia?
quer um
poderoso trabalho de bruxaria?
escreva -nos!
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