Santeria – santos e orixás
Santos e Sincretismo na Santeria Ocidental
A Santeria
embora sendo uma religião de natureza cristã, porem tal como outras correntes
espirituais, ( tal como as religiões candomblé, umbanda, Vodu e quimbanda),
propicia um dialogo mais aberto e liberal com aquilo que a Bíblia denomina como
espíritos, como magia, como espiritismo e com todos os fenómenos espirituais em
geral.
Tal como
Umbanda e Candomblé professam os Orixás que são seres
celestiais e divinos intermediários entre o homem e Olurum ( Deus), e
tal como na religião Vudu Haitiana se professa que os Loa são os espíritos
intermediários entre o homem e bon Dieu – Deus – pois na
Santeria esse papel cabe aos santos, que são o pilar fundamental de comunicação
entre o homem e mundo espiritual, entre o homem e o mundo transcendental, entre
o homem e o mundo sobrenatural, enfim: entre o homem e Deus
Sincretismos da Santeria cristã de raiz
Grego - Egípcia - o ramo cristão greco-egípcio da Santeria
Os
6 sincretismos divinos fundamentais da Santeria Ocidentalizada
1
Deus – o Pai, o Filho e
o Espírito Santo – Olurum, Oxalá e Iemajá

2
Santo Jesus – filho de Deus – Oxalá
Nas religiões Umbanda e
Candomblé, o sincretismo de Jesus estabelece-se com o Orixá Oxalá,
e na religião egípcia o sincretismo pode igualmente ser encontrado em Osíris o
deus responsável pelo julgamento das almas, e era por isso através dele que uma
alma atingia ao paraíso, tal como é por Jesus que uma alma é salva. Também
Osíris morreu e voltou á vida como Jesus, e tal como Jesus foi crucificado em
madeira numa cruz, igualmente o corpo de Osíris foi incrustado em madeira num
cedro. O símbolo de Osíris era por isso uma coluna com barras transversais
que a cruzavam, tal como o símbolo de Jesus é a cruz. Osíris é o Deus benéfico
que dando a sua vida pelo seu povo, era fonte de vida e salvação, tal como
Jesus também dando a sua vida e vencendo a morte é fonte de vida e salvação.
Assim: eis que as essências das diferentes manifestações destes seres
celestiais são puras manifestações espirituais dos atributos da redenção, da
ressurreição e do juízo pós-morte.Podemosencontrar o sincretismo do santo
Jesus em Oxalá, filho de Deus, ou filho de Olurum.
3
São Cipriano e
bruxa Évora – o preto velho e a preta velha
Na religião egípcia o
sincretismo pode ser estabelecido no deus Toth – o grande mago, aquele que é a ponte entre este
mundo e o mundo do espírito através da sabedoria das coisas do espírito. Toth, é
odeus da sabedoria É um deus lunar, onde residem os atributos da escrita,
da aprendizagem e da magia. Os hebreus entenderam e também
conceberam esta essência celestial, pois que o seu calendário é lunar, e assim
está escrito: Em cada lua nova, e em cada sábado, todo o mortal vira
prostrar-se diante de Mim - Isaias 66,23 Pois assim:
também para a espiritualidade hebraica eis que esta essência se manifestou, e
se manifestou por isso a importância de olhar á lua e de respeitar os seus
atributos de sabedoria, magia e espiritualidade. Toth possuía uma
esposa cujo nome era Seshat. À Deusa Seshatpertenciam os atributos e
a essência da escrita e dos escribas, assim como a entidade padroeira das
ciências da arquitetura, astronomia, astrologia, engenharias. Construção de
templos era algo reservadoás suas ciências e sabedoria, a fim que estes
fossem alinhados com as regras astronómicas e astrológicas do universo.
No sincretismo das
religiões africanas, o preto velho e preta velha podem
encontrar reflexo tanto emToth e Seshat, como em são
Cipriano e na Bruxa Évora, pois que são figuras idosas e
sabias, que havendo falecido em suplicio agora acorrem a este mundo para guiar
o sofredor através da sua profunda sabedoria.
4
Santa Maria
madalena – pomba gira

Por outro lado, Santa
Maria madalena também encontra reflexo no culto da Deusa Hator,
tal como o próprio culto de Osíris foi realizado em paralelo com o de Hator.
A deusa Hator era a deusa da felicidade, do vinho, do amor, da
sexualidade, das mulheres e do principio feminino criador. Há quem
afirme que na Umbanda, Isis e santa Maria Madalena encontram paralelo em «Iyami-Ajé»,
que é a divindade onde residem os atributos da figura tanto da maternidade, como da
grande mãe feiticeira.
Há quem também creia que na
Umbanda a deusa Hator pode encontrar paralelo em Pomba
Gira e em todas as suas falanges ou faces e manifestações, pois que é
a Deusa do feminino, da beleza feminina, da sedução feminina, do prazer
feminino, do desejo feminino, e tal como Pomba Gira toma seus maridos, escravos
e empregados, também Hator tomava seus sacerdotes para a cultuarem e
venerarem a deusa fosse em todas as suas exigências, fosse nos seus sábios
aconselhamentos aos que buscavam orientação. Algumas pombas giras preferem ser
assentadas em terreiros junto de encruzilhadas, ao passo que outras preferem
ser assentadas junto de cemitérios, ou de praias, ou de árvores.
5
São Joao do
Porto – Exu
Exu é o consorte de Pomba
gira, é o senhor da sexualidade masculina que tanto pode abrir caminho na
virilidade e conquistas masculinas, como pode afrouxar, desmoralizar e fechar
todo o caminho do homem em assunto amoroso.
Exu e toda a sua força de
sexualidade, todo o vigor, todo o desejo, toda a ebriedade, e toda a devassidão
que traz consigo, é associado ao deus Pã – ou Baco,
ou Dionísio – da ancestral religião greco-romana. Na santeria ocidental, o seu
sincretismo tende a vê-lo como são João do Porto, celebrado em
noite de fogueiras e ebriedade, ate mesmo pelo seu aspeto selvagem e por vezes
representado de forma análoga á do deus pagão Pã.
6
Nossa Senhora da
Boa Morte – Nanã
Na religião
greco-romana, o sincretismo com Nossa Senhora da Boa Morte pode ser encontrado
em Hecate – deusa dos espíritos e do além, patrona das bruxas, senhora dos
destinos das almas após a morte, dona do submundo e das riquezas que a terra
tem para oferecer. No sincretismo Umbanda, há quem veja nesta figura celestial
a imagem de Nanã senhora da Morte, e responsável
pelos portais de entrada ou da reencarnação, assim como pelos da
saída ou desencarne. Nanã é rainha e possui poder sobre os mortos,
sobre espíritos, sobre magias e feitiços.
ReligiãoUmbanda,
Candomblé, Quimbanda
Santos e Orixás
Nas religiões de origem
africana onde se estabeleceu um enorme sincretismo entre o cristianismo e as
crenças indígenas dos povos de africa, eis que – muitos afirmam – assim se
acabaram estabelecendo as seguintes correlações e sincretismo religioso:
Deus:
Deus é professado como Olorum,
sendo que Olo significa «senhor», e Orum representa
o conceito do «alem», ou do «lá do alto» . Assim sendo: Olurum – Olo
+ Orum – é Deus, é o senhor do alem, é o senhor do alto, é o
senhor supremo que tudo criou e que está em todas as coisas, é o misterioso a
que nenhum humano cabe conhecer, é o senhor supremo de todas as coisas e
criador de todos os espíritos e divindades, é por isso o Senhor Deus que – tal
como defendia o Judaísmo – não deve ser representado em estatuas nem imagens,
pois que é invisível , é eterno, e é e misterioso, indescritível,
inominável,supra-transcendente.
Orixás:
Orixás são divindades ou
espíritos celestiais criados por Deus, e que são entendidos como os anjos ou os
santos da religião hebraico-cristã, da mesma forma que as religiões politeístas
os veem como deuses.
trono masculino
da fé – oxalá, divindade da luz, do sol, da iluminação, o
oleiro que molda a criação de Deus – em santeria ocidental, o seu sincretismo
tende a ver Oxalá como o santo Jesus Cristo. Os locais de
terreiro e assentamento de Orixá Oxalá são locais de paz e contemplação. Oxalá
pode ser assentado em mirantes, campos abertos e bosques.
trono feminino
da fé – oyá tempo – divindade do equilíbrio, aquela que
governa os destinos do homem, aquela que abre as portas ao futuro – em
santeria ocidental, o seu sincretismo tende a ver Oyá-Tempo como santa
clara chamada para resolver assuntos de clima ou de tempo. Tal como
Orixá Oxalá, os locais de terreiro e assentamento de Orixá Oyá-Tempo são
locais de paz, de luz, de contemplação. O assentamento de Oyá-Tempo pode
ser arriado e cultuado em mirantes, campos abertos e bosques.
trono masculino
do amor – oxumaré, divindade do amor – em santeria
ocidental, o seu sincretismo tende a ver Oxumaré como são
Bartolomeu enrolado em uma cobra, cobra que é o símbolo fálico do amor
masculino; ou santo António, padroeiro em causas de amor. Para
Orixá Oxumaré, os locais de força onde a sua essência se manifesta na
maior potência são cachoeiras, locais onde o sol cruzando com o vapor da água
forma arco-íris, sendo que é no arco-íris que Oxumaré se manifesta.
trono feminino
do amor – Oxum, divindade do amor – em santeria
ocidental, o seu sincretismo tende a ver Oxum como nossa senhora da
conceção, ou santa maria madalena . Os locais de força
para Orixá Oxum são rios e cachoeiras. Terreiro de Oxum deve por isso aí ser
firmado e assentado rara ser a Oxum cultuado.
trono masculino
do conhecimento – oxossi,
divindade da natureza - em santeria ocidental, o seu sincretismo tende a ver Oxossi como são
Sebastião. Os locais de força para Orixá Oxossi são as
matas. Para Oxossi todo o elemento vegetal é oferenda do seu agrado
pois que é entidade que se manifesta e rege o mundo vegetal.
trono feminino
do conhecimento – obá, divindade
da caça e da natureza – em santeria ocidental, o seu sincretismo tende a ver Obá como
santa Joana d’arc. Orixá Obá manifesta toda a
sua força em locais de terra húmida e fértil, pois que conforme sua contraparte
masculina Orixá Oxossi, Obá rege sobre a o mundo
vegetal, e nele habita a essência de Obá.
trono masculino
justiça – xangô, divindade do trovão, guerra, tempestades,
maldições – em santeria ocidental, o seu sincretismo tende a ver Xangô como são
Jerónimo com as placas /tábuas da Lei de Moisés na sua mão. Orixá
Xangô tem os seus locais de força em montanhas e pedreiras, sendo nesses pontos
que se deve erigir terreiro e assentamento a Orixá Xangô.
trono feminino
justiça – egunitá, divindade do fogo, purificadora, deusa do
trovão, do vulcão e da fúria dos céus – em santeria ocidental, o seu
sincretismo tende a ve-la como santa Brígida. Orixá Egunitátem
a sua essência no fogo, pois que Orixá Egunitá é fogo purificador
implacável contra injustiças que faz par com Xangô.
trono masculino
Lei – ogum, o divindade que aplica a lei do Pai criador de
todos os deuses – em santeria ocidental, o seu sincretismo tende a ver Ogum
como são Jorge guerreiro, ou arcanjo Miguelcom sua
espada. Orixá Ogum tem a sua essência no ar que corre pelos caminhos e que abre
caminho a demandas. Suas cores são o azul e o branco, ou o vermelho e o branco.
Suas oferendas podem ser bodes, galos, pombos ou patos, e porem: todas as
oferendas a orixá Ogum devem sempre ser – exclusivamente – do sexo
masculino.
O Orixá Ogum é dono dos montes
e dos caminhos, pelos que nesses locais a sua essência pode manifestar-se com
maior portento, e por isso aí lhe devem ser assentados trabalhos e prestado
culto. Assentamento de Ogum pode por isso ser arriado em caminhos que conduzem
a locais altos, onde o ar flui e abre todo o caminho da vida do homem.
trono feminino
Lei – iansã, deusa que pune quem dá mau uso do dom da vida,
pune más intenções, , justiça e verdade – em santeria ocidental, o seu
sincretismo tende a ver Iansã como santa barbara e seus
trovões.
Iansã é orixá que
faz par com Ogum, e também atua na justiça junto com Orixá Xangô, e na lei com
Orixá Ogum.
As oferendas para orixá Iansã
podem ser: abobora, manga, pêssego, morango, maçã, cacho uva (dôce), banana, pêra, laranja (dôce), champagne (branca), velas laranja, rosa vermelha, leque, espelho, perfume,jóias,
bombom vermelho, doce de batata doce, doce de abóbora, par de alianças, fitas,
laços. Orixá Iansã tem o seu ponto de força em pedreiras.
trono masculino Evoluçao – obaluayê, divindade senhor das almas, governador com
poder sob mundo dos desencarnados, cemitérios. Em santeria ocidental, o seu
sincretismo tende a ver Obaluayê comosão lazaro ressuscitado , ou são
Rafael que cura. Orixá Obaluayê é rei das almas do Ayê.
Oferendas de
sacrifico para orixá obaluayê saão galo, pato, bode e
porco. Oferendas orixá obaluayê são pipoca, feijão preto,
farofa e milho, com muito dendê. Frutas para orixá obaluayê são banana
da terra, abacaxi. Ervas para orixá obaluayê são canela
de velho, jurubeba, erva de bicho, picão. Locais de oferenda para orixá obaluayê são
praias, cemitérios e grutas. Flores para orixá obaluayê pode ser
qualquer flor, desde que seja de cor branca.
Obaluayê é o senhor
das almas e do além. Orixá Obaluayê tem seu local de força na terra
dos cemitérios, ou no mar.
trono feminino Evoluçao – nana buroquê,– divindade senhora do mundo dos desencarnados
com poder sobre os espíritos, senhora de encantamentos, de caldeirão magico e
de poções magicas – em santeria ocidental, seu sincretismo tende a ver Nanã Buroquê como santa
Ana , velha senhora – velha bruxa – e sua paciência e sua sabedoria.
Oferendas para orixá nana buroquê são
a cabra, o conquém, o arroz, o inhame, o mel, e a mostarda. A cor de orixá nana buroquê é o
lilás, é o roxo, e é o branco rajado de azul.
Locais de
assentamento de orixá nana buroquê são pântanos, lamaçais,
lodo, lagos e cemitérios.
Orixá Nanã Buroquê ajuda
a desencantar todos os males, e a destrancar todo o trancamento que atrasa na
vida. Orixá Nanã Buroquê tem seu local de força nos lagos.
trono masculino
Geração – omolu– divindade deus guardião que fica na porta do
reino dos mortos, impedindo desencarnados de vir a este mundo e deixando apenas
entrar aquele que chegou na sua hora. Em santeria ocidental, o seu sincretismo
tende a ver orixá Omulu como são roque ou são
bento, e até mesmo são Pedro, com suas chaves para o mundo do espirito
, ficando na porta do acesso ao mundo do espirito. Orixá Omulu tem
seu ponto de força no cemitério, onde reina junto com Obaluayê. OrixáOmulu também
encontra local de força mar.
trono feminino
geração – yemanjá, deusa
mãe governadores dos mares e das aguas – em santeria ocidental, o seu
sincretismo tende a ve-la como nossa senhora dos navegantes.
Oferendas para orixá yemanjá são
manjar branco, peixes de água salgada, frutos do mar com arroz e canjica branca, bolo de arroz, melancia.
A cor de orixá yemanjá é o prata transparente,
o azul, o verde água e o branco.
Orixá yemanjá aprecia perfumes e rosas.
Orixá Iemanjá é
Mãe, é força criadora, é força geradora.
Orixá Iemanjá tem
seu local de força no mar.
trono masculino
vitalidade – exu, divindade do tridente que
representa o céu, a terra e mundo do espirito, e que da mesma forma assume a
figura da varinha magica do mago; Orixá Exu representa o poder destruidor e de
desordem – tal como Saturno na astrologia – Exu representa também a força da
sexualidade e o órgão sexual masculino em todo o seu vigor e guiado pelo desejo
de luxúria e de possuir, do prazer, da vontade de viver, da vitalidade, da
potência, ou do seu oposto, o desanimo, a desmotivação e a perda de
vontade de viver. Então: tudo isso é domínio de Orixá Exu, que pode nesses
assuntos lidar no maior portento. Pois por isso – justamente – dele se costuma
dizer:
Exu, o orixá que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro;
As oferendas agradáveis de
Orixá Exu costumam ser oferendas de bodes e galos.
Na santeria ocidental, o
seu sincretismo tende a ver Orixá Exu como são João do Porto,
celebrado em noite de fogueiras e ebriedade, ate mesmo pelo seu aspeto selvagem
e por vezes representado de forma análoga á do deus pagão Pã.
A consorte ou contra parte
feminina de Orixá Exu, é Pomba Gira.
Orixá Exu vitaliza e
desvitaliza. Exu dá no que tira, assim como tira no que dá. Exu desacerta no
que esta certo, e faz do acerto desacerto.
Em santeria ocidental Orixá
Exu pode ser assentado em encruzilhada, local onde todos os caminhos veme
se cruzam, assim como vão e se descruzam.
Em santeria ocidental Orixá
Exu pode ser assentado em encruzilhada, pois que esse é ponto onde toda a linha
de vida pode ser nesse ponto pelo ponto de Exu cosida como descosida, e pela
linha de Exu cruzada como descruzada.
Orixá Exu é porteiro de
todos os caminhos, e por isso todo o caminho de vida e do espirito poder ser
por Exu trancado como destrancado.
Outro local de força para
Orixá Exu é a savana, chamada também de Cerrado no Brasil, e de Anhara em
Angola.
são
Cipriano e Santeria

dizendo depois:
(…) peço-vos eu Senhor, ( Oxalá), pelas três pessoas distintas da
santíssima trindade, que não falteis á verdade, para galão, traga matão, avais
o pauto a chião a molitão, posso separar para entregar a lucifer
Obra de são
Cipriano, Orações e conjuros, cap 3º, Pag 175
Mais assim se pode ler nos
escritos de são Cipriano:
abre-se uma
garrafa de champanha, e com ela batiza-se o casal (…) em amarração, dizendo:
«eu os batizo (…) os caso e amarro neste momento em nome da princesa
Pomba-Gira» (Bombodjiro)
Obra de são
Cipriano extraída de Flos Sanctorum, pag 44
Pois então:
Orixás são amplamente
mencionados na obra de são Cipriano, onde se estabelecem descrições
clarificadoras do sincretismo que existe entre essas entidades africanas, os
santos cristãos e as divindades hebraicas, assim se abrindo caminho na
compreensão sobre o mistério oculto dos espíritos.
As Sagradas
Escrituras na Santeria Ocidental
No ramo da santeria
ocidental – a doutrina de santeria com mais peso na influência europeia-cristã
que na teologia puramente africana – as Sagradas Escrituras são
seguidas com veneração, pois que se crê que nelas residem mensagens espirituais
e místicas que são a chave para ocorrência dos prodígios do espírito e de Deus.
quer um poderoso trabalho de
magia?
quer um poderoso trabalho de
bruxaria?
quer uma poderosa feitiçaria?
escreva -nos!
só quem sabe de verdade, pode dar resultados de verdade!
santos, orixás, santos e orixás, santos e
sincretismo com orixás, umbanda, candomblé, vodu, orixá olurum, orixá oxalá,
orixá iemanjá, orixá exu, orixá pomba gira, orixá preto velho, orixá nanã,
orixá oya tempo, orixá oxumaré, orixá Oxum, orixá oxissi, orixá obá, orixá
xangô, orixá egunita, orixá ogum, orixá Iansã, orixá obaluayê, orixá nana
buroque, orixá omulu, orixás e astros, orixás e astrologia, orixás e amarraçoes
amorosas, orixás e amarraçao amorosa, orixás e são Cipriano, são Cipriano e
orixás
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